EQUIPE

THIAGO MEDAGLIA

EDITOR E FUNDADOR DO PROJETO

Jornalista, criador da Ambiental, editor de projetos especiais no site infoamazonia.org; foi editor-assistente (e é repórter freelancer) da revista National Geographic Brasil; foi repórter e editor da revista Os Caminhos da Terra, pioneira do ambientalismo no país; coautor de cinco livros sobre meio ambiente, um deles premiado com o segundo lugar no Prêmio Jabuti (2012); como repórter, viajou para 19 dos 27 estados brasileiros; bolsista do Centro Internacional para Jornalistas (ICFJ) no programa “Um caminho digital para o empreendedorismo e a inovação na América Latina”. Entusiasta do potencial de transformação social do jornalismo e da tecnologia.


FLAVIO FORNER

DESENVOLVEDOR WEB, FOTÓGRAFO E COFUNDADOR

Formado em Arquitetura e Urbanismo, trabalha com desenvolvimento web voltado para conteúdo jornalístico e fotojornalismo. Participou em projetos para os jornais O Estado de São Paulo, revista Rolling Stone e canais BBC e Al Jazeera, além de instituições ambientais e humanitárias, como ICMBio, ONU e Cruz Vermelha. Interessado em documentários e ensaios de fotojornalismo voltados para questões globais contemporâneas.


FELIPE VALENTE

ACELERADOR DE PARCERIAS E PROJETOS ESPECIAIS E COFUNDADOR

Publicitário formado pela Faculdade Cásper Líbero, é redator e roteirista e já realizou projetos especiais de conteúdo proprietário para clientes como Unilever e Google, entre outros. Entusiasta do poder de impacto social positivo que a publicidade possui, acredita que nunca houve um momento tão propício como o atual para aliar o alcance das conexões em redes digitais com a capacidade de sinergia entre marcas, comunidades e indivíduos em prol das relações entre si e com o meio ambiente.


BRUNA PETEAN

SOCIAL MEDIA E COMMUNITY MANAGER

Jornalista formada pela PUC-SP, tem experiência em gestão e conteúdo para redes sociais. Já trabalhou para instituições como Rede Globo e Editora Abril. Acredita que o real intuito do jornalismo ganha força se for bem usado nas redes sociais e vê uma grande oportunidade de ocupar esse espaço com conteúdo ambiental de qualidade.


CONSELHO EDITORIAL

RONALDO RIBEIRO

JORNALISTA

Editor sênior da revista National Geographic Brasil há 15 anos, foi fundador e editor da revista Os Caminhos da Terra, pioneira na cobertura de ecoturismo e conservação ambiental no Brasil.


GUSTAVO FALEIROS

JORNALISTA

Jornalista formado pela PUC-SP com mestrado em Política Ambiental pelo King’s College da Universidade de Londres. Trabalhou como repórter da editoria Brasil do jornal Valor Ecônomico de 2001-2004 e, entre os anos de 2006 e 2014, como correspondente em Brasília, além de editor e diretor-executivo do site O Eco, onde foi responsável pelo lançamento dos projetos oecoAmazonia e o Laboratório de Inovação em Jornalismo Ambiental. Em 2012 lançou o projeto mapasColetivos em parceria com a jornalista Juliana Mori. Duas vezes bolsista Knight pelo Centro Internacional para Jornalistas, atualmente coordena o InfoAmazonia e atua como secretário-geral da Earth Journalism Network.


PESQUISADORES CONSULTORES

EDGARDO M. LATRUBESSE

GEOMORFOLOGISTA

Considerado o mais experiente geomorfologista com atuação em campo na porção tropical da América do Sul e reconhecido por desenvolver expedições para algumas das áreas mais remotas e selvagens do continente, Edgardo Latrubesse é PhD em Ciências Geológicas, Professor Titular do Departamento de Geografia e Meio Ambiente da Universidade do Texas, em Austin, e professor afiliado do Departamento de Geologia da Universidade Estadual Paulista-UNESP.
Em Austin, é o chefe (PI) dos quatro principais laboratórios do Departamento de Geografia e Meio Ambiente e chefe do programa de pesquisa internacional de investigação sobre os grandes rios do mundo. Era membro do Comitê Executivo da Associação Internacional de Geomorfologia (IAG, na sigla em inglês, entre 2001 e 2005) e líder do Programa Internacional de Geociências IGCP 582-Rios Tropicais. Atualmente é presidente do Grupo de Trabalho sobre Rios Tropicais do IAG.


LUIS FÁBIO SILVEIRA

ORNITÓLOGO

Doutor em Ciências Biológicas (Zoologia) pela Universidade de São Paulo, é professor colaborador do Departamento de Zoologia e curador das coleções ornitológicas do Museu de Zoologia, ambos da USP. É pesquisador Nível 1C do CNPq e editor-associado da Revista Brasileira de Ornitologia. É ainda membro do Comitê Brasileiro de Registros Ornitológicos (CBRO) e Pesquisador Associado da World Pheasant Association (UK). Assessor de órgãos de fomento como Fapesp, CNPq e FONCyt (Argentina), e de 44 revistas científicas do Brasil e do exterior, atua principalmente nas áreas de sistemática, taxonomia e conservação de aves neotropicais. Entre outros cargos, é presidente da Comissão de Pós-graduação do Museu de Zoologia da Universidade de São Paulo (MZUSP), chefe da Seção de Vertebrados do MZUSP, membro do Conselho Superior da Fundação Parque Zoológico de São Paulo (FPZSP) e membro indicado pelo Ministério do Meio Ambiente junto ao Conselho Nacional de Controle da Experimentação Animal (CONCEA), vinculado ao Ministério da Ciência, Tecnologia e Inovação (MCTI). Já recebeu doze prêmios ou homenagens por trabalhos ou projetos desenvolvidos em parceria com outros colegas.


PÉROLA FELIPETTE BROCANELI

ARQUITETA E URBANISTA

Doutora em Arquitetura e Urbanismo na área de paisagem e ambiente na FAU-USP (2007); mestre em Arquitetura e Urbanismo pela FAU-Mackenzie (1998); Lato Sensu em Didática do Ensino Superior pela FAU-Mackenzie (1996); arquiteta e urbanista pela FAU-Mackenzie (1993).
Leciona, na graduação do curso de arquitetura e urbanismo da FAU-Mackenzie, paisagismo, desde 1994, e “planejamento ambiental” no lato sensu “Gestão de Planos e Projetos Urbanos”, desde 2010. É professora pesquisadora da Universidade Presbiteriana MAckenzie e coordenadora das Atividades Complementares da FAU-Mackenzie, onde também participa do Conselho de Diretoria.