SOBRE

“Reunimos os melhores cientistas e profissionais de mídia para fornecer notícias e informações sobre os grandes desafios do Brasil”

Ambiental é uma plataforma de conteúdo jornalístico independente focada na disseminação do conhecimento científico para o público geral. É um canal para jornalistas, cientistas, programadores, desenvolvedores, fotógrafos e video-makers unirem forças e gerarem conteúdo confiável e gratuito.

Nossos objetivos são oferecer conteúdo atraente e de qualidade à sociedade, bem como fornecer ferramentas de mídia para pesquisadores interessados em ampliar o escopo dos resultados de seus trabalhos. Por conta disso, desenvolvemos uma plataforma bastante visual, valorizando a rica produção fotográfica e audiovisual dos profissionais da imagem no Brasil, na qual o conteúdo será apresentado em diferentes formatos. Salvo exceções nas quais estejam envolvidos direitos autorais (facilmente identificáveis nas próprias páginas), as análises e reportagens publicadas em Ambiental poderão ser gratuitamente replicadas em outros meios a partir dos critérios de Creative Commons.

Embora não haja limitação temática (tudo é assunto para a ciência), a pauta ambientalista é uma marca do projeto, especialmente quando se trata de assuntos relacionados à Amazônia e às alterações climáticas. Acreditamos que a maior floresta tropical do planeta é o palco de eventos extremamente importantes, com impactos imediatos para as populações locais (em sua grande maioria, à margem do mundo digital) e consequências posteriores de relevância global.

Por fim, destacamos que Ambiental nasce como um projeto sem fins-lucrativos. Dito isso, estamos cientes dos desafios que envolvem novas iniciativas de jornalismo digital e faremos reavaliações constantes do nosso modelo de negócio. Mudanças poderão ocorrer, desde que não coloquem em risco os principais valores da plataforma: a independência editorial e a credibilidade.

Vida longa à informação de qualidade e ao poder transformador do conhecimento.